I BBJSAS 2020

Decorreu no ultimo dia 12 de Janeiro a primeira edição da BBDouro Júnior Sailing Academy Series. Este circuito é uma nova aposta da BBDouro e destina-se aos jovens velejadores com idades entre os 8 e os 15 anos, que frequentam a equipa de aperfeiçoamento da academia.

Os velejadores foram agrupados em dois grupos que participariam em duas classes, os mais novos nos Open Bic e os mais velhos nos Laser Pico. O formato escolhido foi o Round Robin que consiste na realização de regatas curtas, um contra um em que os velejadores competem todos contra todos à vez.

O dia começou uma hora mais cedo do que o habitual e ao contrário das provas em que alguns dos velejadores já participaram, nesta prova lançamos o desafio de serem eles também a gerir a sua organização como comissão de regata. Devido ao formato Round Robin, os velejadores que não participavam em cada regata eram responsáveis por executar todas as funções no barco da CR, tendo a oportunidade de experimentar o “outro lado” das regatas.

O dia começou com um briefing para expor os objetivos e explicar a todos os procedimentos e material que estaria à disposição dos velejadores/comissão de regatas.

Por volta das 10:30 saíram para o rio seis embarcações. Dois Laser Pico e dois Open Bic onde os velejadores disputariam a prova, um pneumático para apoio como balizador tripulado pelo treinador Gil e um Laser Bahia que seria o barco de comissão de regatas.

Com vento fraco de Este foi montado um percurso barlavento/sotavento e às 11 horas era dada a primeira largada.
As regatas foram sempre muito disputadas e o ritmo a que se deram as largadas foi sempre muito bem gerido pela jovem CR. Por volta da hora do almoço o vento caiu. Por esta altura os Laser Pico não tinham concluído o primeiro RR (round robin) e os Open Bic tinham concluído um RR com todos os velejadores empatados e estavam a meio do segundo.
Durante o tempo de ausência do vento todos se reuniram para almoçar e trocar algumas impressões. Após o almoço, o vento não tardou em aparecer tímido, da direção Oeste, mas ainda assim permitiu à frota de Laser Pico completar 2 RR e aos Open Bic 4 RR no total. Um trabalho exemplar da Comissão de Regatas/velejadores.

No final houve ainda tempo para uma entrega de prémios aos primeiros classificados de cada classe. O Afonso Marques e o João Ribeiro saíram vencedores na classe Laser Pico e Open Bic respetivamente.

É para nós um grande orgulho ver estes jovens velejadores a participar nas regatas e na sua organização com tanto empenho e dedicação. Tal como nós estes miúdos são apaixonados pela vela!

Entrevistas aos atletas

Qual foi a diferença entre a BBJSAS e uma regata de optimist como as que já participaste?
Estas regatas são mais rápidas e emocionantes por causa do barco ser diferente.

O que achaste da experiência de ser comissão de regata?
É importante ser comissão de regata porque assim conseguimos refletir sobre os nossos erros, porque vemos nos outros velejadores os mesmos erros que fazemos.

O que aprendeste de novo com esta experiência?

Aprendi que tenho de ter mais paciência quando esta pouco vento

João Ribeiro – 10 anos

Qual foi a diferença entre a BBJSAS e uma regata de optimist como as que já participaste?
Apesar de ter perdido foi muito divertido mas também foi difícil.

O que achaste da experiência de ser comissão de regata?
Ao inicio correu mal porque estávamos a ser muito lentos, mas depois acabamos por conseguir.

O que aprendeste de novo com esta experiência?

Aprendi que tenho de ser muito paciente quando está pouco vento para não cometer erros e tentar ser sempre a primeira a largar.

Luísa Morais Soares – 11 anos

O circuito continua já no próximo dia 26 deste mês na segunda etapa do Campeonato BBJSAS que conta com um total de 5 etapas.